Segundo o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) no decorrer desta sexta-feira, 20/2, devido à atuação do vórtice e à formação de um cavado, mantém-se a intensidade da chuva sobre o Litoral do estado, incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo. Nas demais regiões do estado, o tempo segue firme, com predomínio de sol e temperaturas elevadas ao longo do período.
A atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), localizado nas camadas médias e altas da atmosfera, mantém o tempo instável, com ocorrência de chuva em boa parte do Estado. Com destaque para o Centro-Oeste e Norte. No Litoral, a previsão indica chuva ao longo do período. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, é esperada chuva ao longo desta sexta-feira. A chuva poderá ser acompanhada de descargas elétricas e trovoadas.
No sábado, 21, as condições do tempo permanecem instáveis em todo o estado da Bahia. No litoral, incluindo Salvador, a Região Metropolitana e o Recôncavo, o tempo segue com ocorrência de chuvas ao longo do período com destaque para o Centro-Oeste e Norte da Bahia, onde os acumulados podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
No domingo, 22, o cenário meteorológico permanece favorável à ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado da Bahia. Com ocorrência de chuvas ao longo do período com destaque para o Centro-Oeste e Norte da Bahia, onde os acumulados podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. No litoral, incluindo Salvador, a Região Metropolitana e o Recôncavo, há previsão de chuvas ao longo do período.
Tendência para segunda-feira, 23
Na segunda-feira, 23, as condições do tempo permanecem instáveis em todo o estado. No Litoral, incluindo Salvador, a Região Metropolitana e o Recôncavo, há previsão de chuvas. Nas demais regiões do estado, o tempo segue com ocorrência de chuvas ao longo do período.
Temperatura
Em Salvador e Região Metropolitana, a temperatura mínima no período deve ser de 24 graus e a máxima deve atingir 33 graus.
No Estado, a temperatura mínima deve ser de 16 grau Piatã e a máxima deve atingir 36 graus em Itaberaba e 35 graus em Barra, Juazeiro e Paulo Afonso.

Fonte: Ascom Inema/BA

