Pesquisa feita pela CGU revelou que 42,4% dos aposentados afirmam desconhecer aplicativo ‘Meu INSS’
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem requerer há uma semana a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo ‘Meu INSS’.
Documentos ligados às investigações sobre um esquema de descontos ilegais dentro do INSS evidenciam também a falta de acesso à internet ou aos canais digitais do instituto pela maioria das possíveis vítimas.
Segundo a CGU (Controladoria-Geral da União), um dos órgãos envolvidos nas apurações, quatro em cada dez (42,4%) aposentados e pensionistas desconhecem o aplicativo, plataforma usada pelo instituto para avisar as pessoas atingidas pela fraude. O app também serve para as vítimas responderem se reconhecem ou não descontos feitos nos seus benefícios.
O levantamento feito pela CGU a partir de entrevistas com beneficiários do INSS também mostrou que 25,1% disseram conhecer o Meu INSS, mas nunca o utilizaram. Das pessoas ouvidas pelo órgão, 32,4% afirmaram já ter usado o aplicativo.
A CGU alerta que “os beneficiários encontram dificuldades para utilizar as ferramentas disponibilizadas para acesso aos serviços providos pela autarquia”.
“A utilização de ferramentas digitais por uma minoria dos beneficiários do INSS limita a capacidade de o cidadão identificar possíveis descontos realizados sem sua autorização, situação agravada em função das fragilidades de controle relacionadas à inclusão desses descontos na folha de pagamento do INSS”, alertou a CGU.
Ainda segundo o relatório, “importa ressaltar a própria fragilidade inerente ao perfil dos beneficiários”, o que torna os idosos mais suscetíveis à atuação de terceiros que agem visando obter a documentação relativa à filiação e à autorização para descontos associativos.
Fonte: R7