O objetivo das reuniões foi tirar as dúvidas e, sobretudo, expor os desafios enfrentados relacionados ao cumprimento da legislação de trânsito, em especial no transporte escolar de crianças e adolescentes
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) tem realizado um circuito de palestras visando orientar gestores e órgãos fiscalizadores sobre segurança dos transportes escolares em todo o Estado da Bahia.
Nesse contexto, nesta terça-feira, 3/2, em Serrinha, na Região Silsaleira a 168 km de Salvador, policiais rodoviários federais ministraram mais uma palestra, com foco nos equipamentos obrigatórios e na documentação necessária para que os veículos possam circular de forma regular e segura. Foram elencadas também as principais infrações cometidas nesse tipo de transporte, no intuito de evitar transtornos para os gestores responsáveis pelos veículos como forma de garantir a segurança dos estudantes.
A iniciativa tem como objetivo orientar os responsáveis pelo transporte escolar e contribuir para a redução de riscos, reforçando a importância do cumprimento das normas de trânsito e da preservação da segurança dos alunos.
Simões Filho
Já o GFT (Grupo de Fiscalização de Trânsito) da PRF, em Simões Filho, na RMS (Região Metropolitana) a 22 km de Salvador, realizou uma palestra na cidade, visando orientar gestores e órgãos fiscalizadores sobre segurança do transporte escolar.
A ação preventiva visa orientar e conscientizar motoristas e responsáveis pelo transporte escolar acerca das irregularidades recorrentes que a PRF flagra nas BRs, e que colocam em risco a segurança dos estudantes, especialmente quando se trata do transporte de crianças e adolescentes, que dependem desse meio para ter acesso ao direito fundamental à educação.
A etapa de reuniões de conscientização e ações educativas conta com a parceria das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de órgãos de fiscalização parceiros. O objetivo é reforçar junto aos envolvidos a importância do cumprimento das normas de trânsito no transporte escolar, bem como apresentar as exigências para o transporte de escolares e sua relevância na promoção da segurança viária, tanto em relação ao veículo quanto ao condutor.
Durante as palestras, os PRFs abordaram assuntos relacionados ao trânsito seguro e atitudes prudentes na condução de forma a prevenir e evitar acidentes. Foram elencadas também as principais infrações cometidas nesse tipo de transporte, no intuito de evitar transtornos para os gestores responsáveis pelos veículos como forma de garantir a segurança dos estudantes.
Fonte: Nucom PRF/BA

