Em uma das ocorrências os policiais tiveram que realizar um acompanhamento tático e revidar disparos realizados pelos criminosos
Atividade de destaque dentre as ações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal, o enfrentamento às fraudes veiculares continua dando resultado. Desde a sexta-feira, 10/3, até a tarde de hoje, 12, 3 veículos roubados foram recuperados.
A primeira ocorrência foi registrada na noite de sexta-feira, 10, por volta das 20h, no Km 109 da BR 101, trecho do município de Alagoinhas, no Nordeste baiano a 128 km de Salvador. A Equipe realizava patrulhamento tático, voltado para o combate à criminalidade, quando visualizaram o condutor de um CHEVROLET/Ônix realizando ultrapassagens em locais proibidos. Mediante a situação, a equipe ordenou a parada do veículo, que foi ignorada pelo condutor. Dessa forma, os policiais procederam com o acompanhamento tático do veículo e repeliram a injusta agressão de disparos efetuados contra os agentes federais, até o momento que conseguiram apreender o veículo e identificar que tratava-se de um automóvel roubado recentemente, na cidade de Salvador (BA).
No sábado, por volta das 14h, policiais realizavam deslocamento ostensivo no centro da cidade de Araci, na Região Sisaleira a 211 km da capital baiana, quando desconfiaram que os elementos identificadores de um HONDA/HRV estavam em desacordo com os padrões de fábrica, e procederam com uma abordagem minuciosa ao automóvel. Diante da expertise policial e procedimentos de fiscalização avançada, verificaram se tratar de um clone, e o veículo original possuía registro de roubo/furto, desde novembro de 2015, na capital baiana.
Um pouco mais tarde, por volta das 18h, a equipe de policiais realizava comando de fiscalização no Km 712 da BR 101, trecho do município de Eunápolis, no Extremo Sul baoano, quando deram ordem de parada ao condutor de um automóvel CHEVROLET/CELTA. Inicialmente a abordagem foi para fiscalizar a presença e bom estado dos equipamentos obrigatórios, entretanto, ao realizar consultas aos sistemas disponíveis, foi constatado que o veículo possuía restrição de furto/roubo, desde setembro do ano passado, na cidade de Linhares (ES).
Diante dos fatos, todos os envolvidos e os respectivos veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, para adoção dos procedimentos cabíveis.
Sistema Sinal – Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Fonte: Nucom / PRF/BA