Grupos que contestam ações do STF e TSE nas eleições Manifestantes fazem acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília
O feriado da Proclamação da República, nesta terça-feira, 15/11, deve ser marcado por manifestações em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e outras capitais pelo Brasil, contra o resultado da eleição presidencial deste ano.
Desde que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), centenas de pessoas que contestam o pleito estão acampadas no Setor Militar Urbano, em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, no QG do Exército, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), em Salvador, e em outras capitais. Para esta terça, os grupo prometem um grande ato nas capitais. Caravanas de outros estados são esperadas para participar do protesto na capital federal.
A quantidade de pessoas no acampamento cresceu diariamente em Brasília. Os manifestantes ganham a adesão sobretudo de caminhoneiros. No momento, pelo menos 110 caminhões ocupam estacionamentos improvisados em terrenos vazios nos arredores do QG do Exército. Também há carros de passeio, caminhonetes e tratores.
A presença dos veículos nas ruas de Brasília desrespeita ordens estabelecidas pelo TSE e o STF (Supremo Tribunal Federal) por serem considerados ‘atos antidemocráticos’. Em virtude dos bloqueios de estradas ao redor do país devido ao resultado das eleições, o Poder Judiciário determinou a desobstrução das vias e que os caminhoneiros envolvidos nas manifestações fossem identificados e multados. Em Brasília, nem na Avenida Paralela, em Salvador, nenhuma rua está obstruída.