O Bahia teve mais inspirada ofensivamente, mas saiu da Fonte Nova com apenas um ponto
O Bahia apenas empatou no sábado, 22/7, com o Corinthians por 0 a 0, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tricolor foi superior, teve chances diante do Timão pouco inspirado ofensivamente e as equipes deixaram a Fonte Nova com apenas um ponto.
O jogo ficou marcado pela lesão do meia Matías Rojas, que torceu o tornozelo durante o segundo tempo e teve que deixar o gramado.
Com a igualdade, o Corinthians subiu para a 14ª posição do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos conquistados. Já o Bahia ficou na 16ª colocação, com 14.
O Bahia volta a campo no domingo, 30, diante do São Paulo, que ontem perdeu para o Cuiabá fora de casa por 2 a 1. A partida vai ser no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Morumbi0.
Já o Corinthians terá pela frente o rival São Paulo, na próxima terça-feira, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Já pelo Brasileiro, o Timão volta a entrar em campo contra o Vasco, no dia 29, na Neo Química Arena.
O jogo
O primeiro tempo foi de domínio do Bahia. A equipe quase abriu o placar logo aos cinco minutos, com finalização de média distância de Cauly, passando perto da meta de Cássio. O Tricolor de Aço seguiu em cima e assustou novamente com Thaciano, que finalizou com perigo na reta final da primeira etapa, para fora.
O time comandado por Luxemburgo finalizou apenas uma vez nos primeiros 45 minutos, em lance de arremate de Fausto, logo nos instantes iniciais. A equipe mostrou pouca inspiração para criar e ainda cedeu 10 chutes para os mandantes.
Na reta final do primeiro tempo, o árbitro Andre Luiz Skettino Policarpo Bento chegou a assinalar pênalti para o Bahia em lance de bola na mão de Bruno Méndez, mas após consulta ao VAR, voltou atrás.
No segundo tempo, o Corinthians alterou o esquema tático e passou mais minutos no campo de ataque. Luxemburgo desfez o esquema com três zagueiros e, com três atacantes, passou a levar mais perigo pelos lados do campo. No entanto, o Timão teve uma notícia ruim aos 20 minutos: o meia Matías Rojas torceu o tornozelo e teve que deixar o jogo, dando lugar a Guilherme Biro.
O Bahia, mesmo com menos ímpeto, levou perigo com o atacante Everaldo, que finalizou de fora da área levando perigo ao goleiro Cássio. O Timão tentou responder com Yuri Alberto, aos 24 minutos, em arrancada pela esquerda e finalização com pouco ângulo, para defesa de Marcos Felipe.
Nos minutos finais, o Bahia intensificou a pressão empurrado pela sua torcida, mas o Corinthians soube se defender e arrancar o empate da Arena Fonte Nova.
Ficha Técnica
Bahia 0 x 0 Corinthians
Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 22 de julho de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Pablo Ramon Goncalves PInheiro (VAR-Fifa)
Público total: 43.716 torcedores
Renda: R$1.705,000
Cartões amarelos: Kanu, Ademir e Yago Felipe (Bahia); Gil e Murillo (Corinthians)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Kanu e Matheus Bahia (Ryan); Acevedo, Rezende (Yago Felipe), Thaciano e Cauly; Ademir e Everaldo (Mingotti). Técnico: Renato Paiva.
Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner (Adson), Fausto, Giuliano (Ruan Oliveira), Renato Augusto (Maycon) e Fábio Santos (Caetano); Rojas e Yuri Alberto. Técnico Wanderley Luxemburgo.