Tricolor ganhou com gol marcado já na reta final da partida
O Bahia é finalista da Copa do Nordeste depois de vencer o Ceará por 1 a 0 na quarta-feira, 20/8, em jogo único válido pelas semifinais da competição regional, na Fonte Nova.
O gol da partida foi marcado já na reta final do segundo tempo. Aos 48 minutos, o jovem atacante Tiago, que veio do banco de reservas, marcou no ‘estilo Raudinei’ e decidiu a classificação.
Agora, o Tricolor enfrenta o Confiança na decisão, dessa vez em jogos de ida e volta previstos para os dias 3 e 7 de setembro, com a ida em Sergipe e a volta em Salvador.
No entanto, o próximo jogo da equipe comandada por Rogério Ceni é pelo Brasileiro. O desafio será contra o Santos, às 16h do domingo, 24, novamente na Arena Fonte Nova.
O jogo
Em bonita tabela do Bahia pela ponta direita, Ademir recebeu cruzamento na medida de Arias. O atacante, contudo, errou o alvo e testou por cima.
O Bahia fez tabela envolvente aos 20 minutos! A bola passou por Juba, Everton Ribeiro e Willian José, até chegar em ótima condição para Ademir na direita. O atacante, no entanto, escorregou e cruzou mal.
Fernando Sobral arrancou com a bola e tocou para Mugni pela esquerda. O camisa 10 cruzou em boa posição, mas a defesa tricolor conseguiu salvar.
Aos 30, Kayky recebeu bom lançamento de Mingo na esquerda, esperou a bola pingar e tocou na saída de Bruno Ferreira, mas o goleiro cearense fez boa defesa.
Aos 43 minutos, Ademir recebeu lançamento e chamou para dançar! O atacante pedalou, balançou e bateu no canto esquerdo de Bruno Ferreira. O paredão cearense espalmou para escanteio.
A última boa chance do primeiro tempo foi do Vozão, aos 48. A equipe cearense teve uma falta na meia-lua, mas o lateral-direito Rafael Ramos acertou uma bomba na barreira. No rebote, a defesa do Bahia afastou o perigo.
David Duarte saía no campo de defesa, quando esqueceu a bola e viu Pedro Raul conseguir a roubada. O zagueiro tricolor, no entanto, se recuperou e desarmou o centroavante do Vozão.
O Ceará conseguiu roubar a bola novamente no campo de defesa, aos 9 minutos. Pedro Raul iria sair na cara do gol, mas Ramos Mingo se esticou todo e conseguiu afastar para lateral.
Lucho Rodríguez, que entrou no segundo tempo, arrancou pela ponta direita e mandou cruzamento rasteiro aos 21. A defesa do Ceará afastou para longe.
O Bahia teve uma boa cobrança de falta aos 22 minutos. Novamente ele, Lucho, cobrou pelo alto e exigiu ótima intervenção do goleiro Bruno Ferreira.
Everton Ribeiro perdeu a bola no ataque aos 25 minutos, e o Ceará disparou em contra-ataque. Dieguinho avançou em velocidade, tinha boas opções de passe, mas preferiu bater de fora e acertou a defesa tricolor.
Ademir recebeu na linha de fundo aos 32 minutos e cruzou rasteiro. A bola por pouco não sobra para o ataque tricolor, mas a defesa do Vozão conseguiu tirar. Na sequência, o ‘Fumacinha’ tentou outro levantamento e Bruno Ferreira saltou para afastar.
Aos 48 minutos do segundo tempo, o Bahia pressionava com cruzamentos. Após mais uma tentativa de Everton Ribeiro, a bola passou por toda a zaga do Ceará, mas não por Tiago. O jovem atacante chegou empurrando do jeito que deu e decidiu a partida!
Ficha Técnica
Bahia 1×0 Ceará – Copa do Nordeste – Semifinal
Local: Fonte Nova, em Salvador
Data: 20/08/2025
Horário: 21h30
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa (PB) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Transmissão: SBT, ESPN, Disney+ e Premiere
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Luciano Juba, Santi Arias e Acevedo (Bahia) / Fernando Sobral, Rafael Ramos e Willian Machado (Ceará)
Gol: Tiago (Bahia)
Bahia: Ronaldo; Arias, Ramos Mingo, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Everton Ribeiro e Jean Lucas (Rodrigo Nestor); Ademir (Tiago), Kayky (Cauly) e Willian José (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Rafael Ramos (Nicolas); Dieguinho, Fernando Sobral (Richardson) e Lucas Mugni (Lourenço); Galeano, Aylon (Pedro Henrique) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
Fonte: A Tarde

