Segundo o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) no decorrer desta sexta-feira, 19/12, as condições de tempo seguem influenciadas pelo aumento da umidade na baixa troposfera, associado à dinâmica atmosférica local, mantendo a ocorrência de pancadas de chuva na região Oeste da Bahia. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, a previsão indica variação de nebulosidade, com possibilidade de chuvas em pontos isolados.
No sábado, 20, a formação de um cavado nos baixos níveis da atmosfera, associada à borda do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), deixa o tempo instável, com ocorrência de chuvas isoladas ao longo do período no Litoral, incluindo Salvador, a Região Metropolitana e o Recôncavo Baiano. Nas demais regiões do estado, o tempo permanece seco, com predomínio de sol durante todo o período.
No domingo, 21, a continuidade de um cavado observado nos baixos níveis da atmosfera, associada à borda do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), mantém o tempo instável, com ocorrência de chuvas isoladas ao longo do período no Litoral, incluindo Salvador, a Região Metropolitana e o Recôncavo Baiano. No Oeste e Sudoeste da Bahia, a previsão indica a ocorrência de pancadas de chuva no decorrer do período.
Tendência para segunda, 22
Na segunda-feira, 22, a persistência de um cavado atuando nos baixos níveis da atmosfera, em associação à borda do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), segue favorecendo a instabilidade do tempo, com registro de chuvas isoladas ao longo do período no Litoral, abrangendo Salvador, a Região Metropolitana e o Recôncavo Baiano. Nas regiões Oeste e Sudoeste da Bahia, a previsão aponta para a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do período.
Temperatura
Em Salvador e Região Metropolitana, a temperatura mínima no período deve ser de 23 graus e a máxima deve atingir 34 graus.
No Estado, a temperatura mínima deve ser de 14 graus em Piatã e a máxima deve atingir 37 graus em Juazeiro, Paulo Afonso e Remanso.

Fonte: Ascom Inema/BA

