Uma mulher que se identificou como advogada foi presa em flagrante, neste sábado, 18/2, no circuito Osmar (Campo Grande), durante segundo dia de folia, após proferir injúrias raciais contra uma oficial da Polícia Militar em serviço na folia.
A policial orientava a mulher, que tentava deixar um copo em um dos muros do posto policial. Insatisfeita com a orientação, a mulher começou a violência contra PM com ofensas racistas.
A mulher foi presa em flagrante e conduzida à Central de Flagrantes, na Avenida Centenário, na Barra. Na unidade, ela continuou às ofensas contra os policiais.
A agressora foi autuada por injúria racial, crime equiparado ao Racismo, e desacato a autoridade. Ela foi encaminhada para a Dercca e, após, para o Departamento de Polícia Técnica, onde passou por exames de corpo se delito. A presa vai passar por Audiência de Custódia.
Ações de combate ao Racismo
A Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública desenvolveu uma cartilha de orientação para os foliões que forem vítimas destes crimes. O atendimento pode ser feito em qualquer posto policial.
A Polícia Civil da Bahia também disponibilizou uma unidade do Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir/ Comércio).
Fonte: Marcia Santana / Ascom / SSP/BA