A PRF (Polícia Rodoviária Federal) autuou quatro motoristas de carreta pelo crime de porte de drogas ao serem flagrados com comprimidos de rebite. As ocorrências foram durante uma fiscalização de rotina realizada em frente ao posto da PRF, no km 225 da BR 242, em Itaberaba, na Chapada Diamantina a 288 km de Salvador.
Ao todo foram apreendidas 73 unidades de anfetaminas Nobésio Extra Forte, conhecida droga da família das anfetaminas.
As anfetaminas são drogas utilizadas por condutores para ficarem acordados por mais tempo e assim dirigirem uma distância maior. O “rebite” é proibido pela Anvisa, sendo importado e comercializado ilegalmente no país e representam um enorme risco à segurança do trânsito.
Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, o porte de drogas não gera prisão. Nas quatro ocorrências, a PRF lavrou TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, onde os condutores responderão pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).
A PRF na Bahia bateu recorde na apreensão de anfetaminas no ano passado. Foram quase 300.000 comprimidos retirados de circulação das estradas federais que cortam o estado.
O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.
Fonte: Nucom / PRF/BA