Impulsionando conteúdos sobre a aliança entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Donald Trump, o PT iniciou uma disputa de hashtags para melhorar a imagem pública do presidente Lula (PT). Para impulsionar o tráfego nos perfis oficiais, o partido gastou em um mês mais de 30 vezes a soma dos investimentos de outros partidos.
O PT gastou R$ 437.342 em impulsionamentos nas redes do próprio partido no último mês. Os dados foram divulgados pela Meta e se referem ao período entre 14 de junho e 13 de julho. A empresa é responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.
No mesmo período, outros partidos gastaram R$ 14.400 em impulsionamentos nos próprios perfis. O Progressistas gastou R$ 6.900 e o Republicanos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, investiu R$ 6,3 mil com a própria página. O PCdoB, aliado do governo Lula, gastou R$ 1.200 no período, e os demais partidos não fizeram gastos com impulsionamentos nas redes sociais da Meta.
Publicações que associam Bolsonaro a Trump foram destaques entre os impulsionamentos. Um dos posts mais promovidos pelo partido nos perfis oficiais do PT, afirmando que “a família Bolsonaro não passa de marionete dos EUA“, recebeu sozinho pelo menos R$ 60 mil em impulsionamento no Facebook e Instagram nos últimos seis dias.
Investigação dos EUA sobre o Pix mobiliza redes pró-Lula
Parte da ofensiva do PT nas redes começou após reclamações de Donald Trump contra o Pix. A hashtag pró-governo #BolsoTrumpContraOPix chegou ao quinto lugar nos trending topics do X.
Foram mais de 538 mil menções em menos de 24 horas, segundo levantamento feito pela Nexus. Parte das publicações foi movimentada pelo grupo “Pode Espalhar”, criado por petistas, onde de influenciadores de esquerda se mobilizam para disputar narrativas nas redes.
Desta vez, um banco de imagens e vídeos foi criado para ser usado nas redes com a hashtag. Jair Bolsonaro é quem mais aparece nas imagens, ao lado de Donald Trump.
Em resposta, a direita impulsionou a hashtag #PTContratou Robôs, que alcançou o 15º lugar no mesmo ranking. O termo acumulou 666 mil menções, segundo levantamento da Nexus. “A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis, além do número de citações ao termo, como o fator novidade”, explica a empresa de tecnologia responsável pelo monitoramento.
Postagens sobre Pix e EUA geraram 41 milhões de impressões. A análise contabilizou pelo menos 315 mil publicações em português, feitas por 58 mil usuários, entre os dias 15 e 17 de julho.
Ob.: O PT votou contra a Constituição, Plano Real e o Pix e ainda diz que apoia o povo e o Brasil.
Fonte: Uol