Abastecimento tem aumento de 3,57% após aprovação da Agersa
O Diário Oficial do Estado publicou no último sábado, 20/6, o ajuste tarifário anual da conta de água e esgoto na Bahia. A aprovação do aumento pela Agersa (Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia) entra em vigor a partir do dia 20 de julho. O que não aumenta, segundo consumidores, é a qualidade do fornecimento da Embasa aos baianos.
O reajuste aprovado foi de 3,57%, o que gera uma tarifa com acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. Este será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.
A tarifa mínima, que equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social.
Já na categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação oficial registrada no período, que foi de 4,13%, mas o aumento dos preços é maior para quem ganha até 2 salários mínimos.
O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica e equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
